10 anos do Campus da UFC em Quixadá

Escrito em: 15 de setembro de 2017 | Atualizado em: 15 de setembro de 2017

O Campus da Universidade Federal do Ceará em Quixadá completa, na próxima segunda-feira (18), 10 anos de inauguração. Para celebrar a data, que marca uma década de diversos avanços e conquistas, será realizada uma série de atividades durante todo o dia, a partir das 09h, incluindo palestra com Clarisse Sieckenius de Souza, considerada uma das mulheres mais notáveis da Computação. O evento será realizado na Sala Multiuso, no bloco 02 e será transmitido no link: http://live.virtual.ufc.br/userportal/live?l=dd5443d042fc1305e8d6e39811b7fdde, assim como nas redes sociais do Campus.

A celebração começa logo pela manhã, às 9h, com a cerimônia de abertura, que contará com a presença do Prof. Custódio de Almeida, vice-reitor no exercício do Reitoria, e do Prof. Davi Romero, diretor do Campus de Quixadá. Na ocasião, será apresentada a logomarca dos 10 anos do Campus pelo programador visual Norton Falcão e o lançamento da Campanha Livros Livres pela Biblioteca do Campus Quixadá, que amplia o programa criado pela Biblioteca Universitária.

No mesmo local, às 10h, a Profª Clarisse Sieckenius de Souza, titular do Departamento de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), proferirá palestra com o tema “Computação em primeira pessoa”. A professora é uma das pioneiras do Brasil a pesquisar a Interação Humano-Computador, de onde criou uma teoria semiótica para a área, chamada de Engenharia Semiótica. Por sua contribuição, Clarisse foi eleita, em 2014, uma das Notable Women in Computing, distinção concedida a 52 pesquisadoras em Computação no mundo pelo Instituto Anita Borg e pela Associação de Pesquisa em Computação-Mulher (CRA-W, na sigla em inglês). Atualmente em licença sabática da PUC-Rio, ela trabalha como pesquisadora sênior da IBM.

No refeitório universitário haverá almoço especial, que inclui até bolo para a sobremesa. A partir das 15h, também na sala multiuso, acontecerá um treinamento de defesa pessoal para mulheres. Será com instrutor Valter Castro e terá a duração de 1 hora.  Foram preenchidas as 20 vagas ofertadas para alunas e servidoras docentes e técnico-administrativas.

A programação comemorativa continua com uma ação de educação ambiental às 16h30. Foram disponibilizadas 42 mudas de árvores da região para o plantio dentro do próprio Campus; discentes e servidores participarão no plantio das mudas. Às 17h, haverá um ato simbólico de abraço ao Campus, no qual todos se reunirão em volta dos prédios em um grande abraço de comemoração pela década que se passou, demonstrando carinho, gratidão, toda a importância da instituição para a cidade de Quixadá.

Fonte: Comunicação do Campus da UFC em Quixadá | E-mail: comunicacao@quixada.ufc.br | Telefone: (88) 3412 1256