Abertas inscrições para prêmio L’Oréal-UNESCO-ABC para Mulheres na Ciência

Escrito em: 9 de março de 2018 | Atualizado em: 9 de março de 2018

Estão abertas, até 20 de abril, as inscrições para a 13ª edição do prêmio L’Oréal-UNESCO-ABC para Mulheres na Ciência. Realizada desde 2006 pela L’Oréal, em parceria com a UNESCO no Brasil e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a iniciativa tem o objetivo de promover e reconhecer a participação da mulher na ciência, favorecendo o equilíbrio entre os gêneros no cenário brasileiro.

Todo ano, sete jovens pesquisadoras das áreas de ciências da vida, ciências físicas, ciências químicas e matemática são contempladas cada uma com bolsa-auxílio de R$ 50 mil para dar prosseguimento a seus estudos. As vencedoras serão conhecidas no início do segundo semestre e a cerimônia de premiação será realizada em outubro, no Rio de Janeiro.

Para participar, é necessário que a candidata tenha concluído o doutorado a partir de 2011, tenha residência estável no Brasil, desenvolva projetos de pesquisa em instituições nacionais, entre outros requisitos. O regulamento completo está disponível no site do prêmio (www.paramulheresnaciencia.com.br).

Ao longo de 12 anos, o prêmio L’Oréal-UNESCO-ABC para Mulheres na Ciência já reconheceu e incentivou 82 cientistas brasileiras, premiando a relevância de seus trabalhos, com a distribuição de aproximadamente R$ 4 milhões em bolsas-auxílio. As pesquisas são avaliadas por uma comissão julgadora formada por renomados profissionais da área científica.

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL – Além do prêmio nacional, as cientistas têm a chance de reconhecimento internacional, com o International Rising Talents (IRT) – prêmio concedido a 15 jovens pesquisadoras por ano, três de cada região do mundo (África e Estados Árabes, Ásia e Pacífico, Europa, América Latina e América do Norte).

O júri brasileiro escolhe uma das sete pesquisas contempladas com o prêmio nacional para concorrer no IRT e a premiação é feita no ano seguinte, na França.

Essa premiação ocorre desde 2014 e tem o objetivo de impulsionar o percurso de excelência de jovens e promissoras cientistas até se tornarem pesquisadoras internacionalmente reconhecidas.

Mais informações podem ser obtidas na página do prêmio L’Oréal-UNESCO-ABC para Mulheres na Ciência no Facebook.

Fonte: Assessoria de Imprensa da L’Oréal Brasil (FSB Comunicação) – fones: 21 3206 5050 e 3206 5050, via Portal da UFC