UFC, Receita, SEFAZ e SEFIN assinam acordo para Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal

Escrito em: 6 de julho de 2018 | Atualizado em: 6 de julho de 2018
ft_180705_assinatura2_gr

ft_180705_assinatura1_gr

Em solenidade no Gabinete do Reitor da Universidade Federal do Ceará, foi assinado, na tarde desta quinta-feira (5), acordo de cooperação técnica para implantação do projeto de extensão Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), que começará a funcionar em agosto na Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC). O NAF na UFC é resultado de parceria entre a Universidade, a Receita Federal, a Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (SEFAZ) e a Secretaria de Finanças (SEFIN) do município de Fortaleza, que assinaram o acordo.
O NAF, iniciativa que nasceu na Reitoria Federal (https://bit.ly/2KSxpMM), atuará vinculado ao Departamento de Contabilidade da FEAAC. Entre os objetivos estão qualificar futuros profissionais da área da contabilidade e prestar orientação e serviços fiscais aos contribuintes hipossuficientes, num trabalho de educação fiscal. O acordo assinado nesta quinta-feira tem a vigência de quatro anos.
Veja outras imagens do encontro no Flickr da UFC: https://bit.ly/2tYPRJP
O reitor da UFC, Prof. Henry Campos, elogiou o esforço conjunto dos professores e entidades fiscais envolvidas na iniciativa. Para ele, o núcleo possibilita que o aluno em formação aprenda em contato com o mundo real, na prática, colaborando para a transformação da sociedade.
João Batista Barros Silva Filho, superintendente da Receita Federal da 3ª Região Fiscal, que abrange os estados do Ceará, Piauí e Maranhão, comentou que a implantação do NAF na UFC foi uma meta bastante desejada. Explicou que a iniciativa já existe em outras instituições de ensino superior do Ceará, mas que a UFC “é considerada um emblema, um farol para outras escolas”.
Cláudio Henrique Gomes de Oliveira, delegado da Receita Federal em Fortaleza, explicou que, embora o acordo tenha sido assinado agora, o NAF já vem existindo na prática, a partir do treinamento de alunos do curso de Contabilidade da FEAAC pela Receita Federal.
Representando a Secretaria da Fazenda do Estado, Argemiro Torres, disse que as entidades fiscais no Ceará – Receita, SEFAZ e SEFIN – vêm trabalhando em conjunto e há muito tentavam inserir a educação fiscal na Universidade. Essa aproximação com a academia, afirmou ele, é de fundamental importância para a geração de conhecimento numa época em que o processo de automação é cada vez mais rápido.
ORIENTAÇÕES – Na UFC, a coordenação do NAF ficará a cargo da Profª Lara Capelo Cavalcante. Segundo ela, o núcleo funcionará com 10 bolsistas sob a coordenação de um grupo de professores. O esquema de dias e horários de atendimento aos contribuintes hipossuficientes, bem como à comunidade acadêmica será brevemente divulgado. Mas já adianta que esses públicos poderão receber todas as orientações sobre questões ligadas a abertura de uma empresa, empreendedorismo individual e imposto de renda, entre outras tratadas no NAF.
Também estiveram presentes à solenidade, Sônia Cavalcante da Silveira, do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, e Maria Dolores Filgueira Piancó, representante de Capacitação, ambas da Receita Federal da 3ª Região Fiscal; Jaime Cavalcante de Albuquerque Filho, secretário executivo de Finanças;  Adriana Leal, coordenadora de Planejamento; Allane Magalhães, da equipe de Educação Fiscal, os três representando a SEFIN. Pela UFC, as professoras Sandra Maria dos Santos, vice-diretora da FEAAC, representando a diretoria da Faculdade; Roberta Carvalho, coordenadora do curso de Ciências Contábeis; Denise Correia, vice-coordenadora do NAF, e os professores Rafael Vieira de Alencar, Eduardo Rodrigues Linhares, Marcus Vinicius Veras Machado, entre outros.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC ‒ fone: 85 3366 7331 | Crédito das imagens em anexo: Ribamar Neto/UFC