Campus recebe Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quixadá

Escrito em: 18 de julho de 2018 | Atualizado em: 18 de julho de 2018

Aconteceu hoje (18), na nova sala do Conselho do Campus, a primeira reunião do projeto “AgriExt – Análise de Dados de Irrigação: Uma Proposta Sustentável” com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quixadá.

Nesse projeto é proposta a extensão da ferramenta AgriExt para a coleta de dados da estação meteorológica instalada na UFC Campus Quixadá. A ferramenta já provê análise de dados meteorológicos e climáticos, bem como apresenta modelos de predição, que estimam a evapotranspiração de referência por meio de técnicas de mineração de dados. O objetivo agora é, por meio de técnicas de Interação Humano Computador, tornar a ferramenta AgriExt fácil de ser utilizada por agricultores e agrônomos da região e propor uma solução sustentável para utilização da água no Sertão Central, região fortemente afetada pela seca.

Como a agricultura irrigada é o setor que mais consome água no Brasil, é um desafio usar a água de forma sustentável. Evapotranspiração é o processo de transferência da umidade da terra para a atmosfera por evaporação e transpiração das plantas. Ao estimar essa taxa de perda, os agricultores podem gerenciar eficientemente o requisito de água da cultura e a quantidade de água disponível.

A partir do encontro que se realiza hoje, será possível a transferência de conhecimento técnico-científico entre os membros do projeto e os interessados.

 

Fonte: Professora Ticiana Linhares Coelho da Silva

Fonte: Portal do Campus Quixadá

©2024 - Universidade Federal do Ceará - Campus Quixadá. Todos os direitos reservados.
Endereço: Av. José de Freitas Queiroz, 5003 – Cedro – Quixadá – Ceará 63902-580
Telefone: (88) 3412-0919