Equipe do Campus brilha na Maratona de Programação da SBC

Escrito em: 13 de novembro de 2018 | Atualizado em: 13 de novembro de 2018

A equipe “Computeiros do Zodíaco”, formada pelos discentes Pedro Olímpio Nogueira de Oliveira Pinheiro, Pedro Henrique Torres Lopes e Enoque Alves de Castro Neto, do curso Ciência da Computação do Campus da UFC em Quixadá, conquistou a 24a posição entre 71 equipes participantes da 26° Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação – SBC, realizada entre os dias 08 e 11 de novembro, em Salvador – Bahia.

É a primeira vez que uma equipe do Campus participa da fase final da olimpíada. Para alcançar o resultado, os alunos da UFC resolveram 5 problemas do concurso, ficando à frente de todas as equipes da região Norte e Sul do país.

A final brasileira representa a parte regional da Competição Internacional de Programação Universitária (International Collegiate Programming Contest – ICPC) que será realizada na cidade do Porto, em Portugal entre os dias 31 de março e 05 de abril de 2019.

No Brasil, essa competição é organizada pela SBC desde 1996. No mundo, a competição é organizada pela Association for Computing Machinery (ACM) desde 1977. Nela, uma equipe com três pessoas, representando sua universidade, trabalham para resolver problemas do mundo real, estimulando a criatividade, a inovação e a capacidade de agir sob pressão. O evento deste ano contou com o patrocínio da Google, SAP, TFG e B2W Digital.

Desde de 2009, o Campus tem o “Grupo de Estudos para a Maratona de Programação- GEMP”, que realiza reuniões semanais para a discussão teórica e prática de problemas retirados de concursos anteriores. Além disso, o grupo promove competições interna com a participação de toda a comunidade do Campus de Quixadá.

Como uma das atividades do grupo, nos últimos dois anos, o Campus sediou a fase Local, Estadual e Nacional da Olimpíada Brasileira de Informática – OBI, uma competição de programação voltada para o ensino médio.

Fonte: Professor Wladimir Araujo Tavares