Orientações sobre Matrícula

Escrito em: 17 de janeiro de 2019 | Atualizado em: 17 de janeiro de 2019

O momento de realização da matrícula deve ser visto como uma oportunidade de planejar o semestre de forma consciente, coerente e produtiva. Seguem algumas orientações a respeito de como você pode pensar suas opções na hora de se matricular nas disciplinas do seu curso:

 

Afinal, existe um número ideal de disciplinas que eu devo fazer por semestre? Não existe um número de disciplinas ideal ou padrão por semestre. Mas, lembre-se: essas cadeiras te acompanharão para o resto daquele período letivo, então você deve pensar em quantas horas você terá por dia para se dedicar a cada uma delas. Não adianta se matricular se você não vai conseguir se organizar para estudar!

 

O que devo priorizar? Ainda em relação aos componentes curriculares, procure conhecer quais disciplinas são optativas e quais são obrigatórias. Priorize aquelas disciplinas obrigatórias do seu semestre e, dentre essas, as que são pré-requisitos para outras. No que concerne às disciplinas optativas, busque aqueles conteúdos que tenham relação com a área de conhecimento do seu curso,  ou aquelas com as quais você tenha maior afinidade, fica a critério do aluno cursá-las no decorrer do curso conforme lhe parecer mais oportuno.

 

O quanto devo me dedicar? Depende da dificuldade que cada aluno tem em relação ao conteúdo a ser ministrado. Sugerimos que, antes de se matricular, você procure conversar com amigos que já tenham feito aquela disciplina. Mas não esqueça que essa é uma experiência pessoal, portanto, não se limite à opinião do colega: procure conhecer também a ementa (disponível no SIPPA e no SIGAA) e, sempre que possível, procure a coordenação do curso para melhores esclarecimentos.

 

Com que frequência as disciplinas são ofertadas? Nem todas as disciplinas são ofertadas semestralmente, portanto, busque a coordenação do seu curso ou a secretaria acadêmica para se informar a respeito da frequência com que alguns componentes curriculares são ofertados.

 

Empréstimo na biblioteca interfere? O aluno que tem algum empréstimo na biblioteca ou outra pendência nesse setor, deve regularizar seu cadastro antes de efetuar o pedido de matrícula. Pendências dessa natureza inviabilizam que a  matrícula seja efetuada com sucesso.

 

Problemas para acessar o site? Evite imprevistos!! Efetue a sua matrícula assim que esse período estiver disponível. Você também poderá procurar a coordenação sempre que precisar.

 

Ah, perdeu  o prazo de matrícula? Nesse caso, você perderá a prioridade sobre as disciplinas obrigatórias ofertadas no semestre. Ainda assim você poderá requisitar a matrícula no período destinado ao ajuste de matrícula e matrícula em tempo real.  

 

DICA DO ALUNO DE DD: Evite reprovar FUP, POO e Projetos Integrados! São cadeiras que são pré-requisitos de outras disciplinas, portanto, planeje muito bem a inclusão de cada uma delas ao longo dos semestres.

 

DICA DO ALUNO DE ES: Pratique sempre! Evite desenvolver apenas para as disciplinas! Se você não se habitua a desenvolver sistemas, pode se prejudicar nos semestres que exigem desenvolvimento em muitas disciplinas.

 

DICA DO ALUNO DA UFC (EXCETO DD): Nunca deixe de fazer as listas de FUP ou os trabalhos de POO. Para facilitar o aprendizado, sempre tente fazer pelo menos um exercício por dia. Mas não se restrinja as listas, procure livros e outros materiais.

 

DICA DO ALUNO DA UFC: Aula dada é aula estudada! Sempre que chegar em casa depois de um dia de aula, tire pelo menos 1 hora e revise o conteúdo estudado no dia. Isso ajuda a fixar e aprender o conteúdo. Não estude para prova. Estude para aprender.

 

DICA DO ALUNO DE CC:Tente, ao máximo, não reprovar a cadeira de Programação Orientada a Objetos. É a cadeira que é tida como pré-requisito por mais disciplinas no curso.

 

DICA DO ALUNO DE DD: Sempre que um professor indicar um livro na biblioteca, pegue-o quanto antes. Devolva também o quanto antes, lembre-se: nem todos os livros possuem exemplares suficientes para a turma inteira.

 

DICA DO ALUNO DA UFC: Forme grupo de estudo. Assim que começar o semestre letivo, reserve um horário com seu grupo em uma sala de estudos. Você pode formalizar a proposta e ganhar horas complementares. As vagas acabam rapidamente, reserve o quanto antes.

 

DICA DO ALUNO DE RC: Não reprove a disciplina de Redes de Computadores. É a cadeira que é tida como pré-requisito por mais disciplinas no curso.

 

DICA DO ALUNO DA UFC: ‪Se planeje! Veja a estrutura curricular do seu curso (e dos demais) e crie uma lista das disciplinas obrigatórias e optativas que deseja cursar. Com essa lista, busque quando será o período de Oferta das Disciplinas no SIGAA (acontece antes do período de matrícula. Para saber o período da Oferta, consulte o calendário da UFC no site). Com essa informação, crie uma planilha colocando as disciplinas pretendidas para o semestre nos seus respectivos horários. Assim, no período de matrícula, basta entrar no Sigaa e checar, na sua planilha, quais disciplinas você deve se matricular.

 

#ficaadica para alunos que vão fazer a matrícula em estágio: Procure planejar-se previamente em relação ao tempo que você precisará dedicar a esse componente. De um modo geral, os estágios realizados fora do Campus requerem  entre 4 e 6 horas diárias de dedicação. Para aqueles estágios realizados no Campus (NPI e estágio em empreendedorismo), em média, você deve reservar entre 10 e 12 horas semanais de atividades.

 

#ficaadica para alunos de TCC: A sua matrícula nesse componente curricular só será confirmada após a entrega do termo de compromisso assinado por aluno e professor orientador. Cada curso estabelece aquelas disciplinas que são pré-requisitos e co-requisitos de TCC. Em caso de dúvidas sobre esse componente, procure a coordenação do curso.

 

#ficaadica para todos: Para cada curso, existe uma quantidade de horas complementares que devem ser concluídas antes do fim de semestre da formatura. Em todos os semestres, a Secretaria Acadêmica divulga as datas de recebimento de horas complementares para os alunos  não concludentes e os prováveis concludentes. Fiquem atentos! O período para entrega, normalmente, é o primeiro mês de aula.

 

#ficaadica para todos: Um bom planejamento de matrícula deve incluir tanto as atividades complementares como aquelas atividades de bolsas, grupos de estudo e pesquisa!

 

#ficaadica para todos: Número de disciplinas optativas (curso+livre) que obrigatoriamente devem estar.

 

Curso Número de horas
Ciências da Computação 32 créditos – 512 horas
Design Digital 36 créditos – 576 horas
Engenharia da Computação 48 créditos – 768 horas
Engenharia de Software 36 créditos – 576 horas
Sistemas de Informação 40 créditos – 640 horas
Redes de Computadores

 

#ficaadica para todos: Número MÁXIMO de disciplinas optativas LIVRES  que o aluno pode cursar.

 

Curso Número de horas
Ciências da Computação 16 créditos – 256 horas
Design Digital 16 créditos – 256 horas
Engenharia da Computação 16 créditos – 256 horas
Engenharia de Software 16 créditos – 256 horas
Sistemas de Informação 16 créditos – 256 horas
Redes de Computadores

 

Informações complementares:

 

Matrizes curriculares dos cursos:

Design digital:

http://dd.quixada.ufc.br/integralizacao-curricular/estrutura-curricular

 

Engenharia de Computação:

http://ec.quixada.ufc.br/matriz-curricular

 

Ciência da Computação:

https://cc.quixada.ufc.br/estrutura-curricular/

 

Engenharia de Software

https://es.quixada.ufc.br/integralizacao-curricular

 

Sistemas de informação:

https://si.quixada.ufc.br/estrutura-do-curso

 

Redes de Computadores

https://rc.quixada.ufc.br/matriz-curricular

Fonte: Portal do Campus Quixadá

©2024 - Universidade Federal do Ceará - Campus Quixadá. Todos os direitos reservados.
Endereço: Av. José de Freitas Queiroz, 5003 – Cedro – Quixadá – Ceará 63902-580
Telefone: (88) 3412-0919