NAS inicia o grupo “A arte de viver”

Escrito em: 1 de abril de 2020 | Atualizado em: 1 de abril de 2020

A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida (Vinicius de Moraes).

O grupo “A arte de viver” começa quinta-feira, 02, às 15h, com encontros semanais, com o objetivo de trazer a arte como um instrumento para refletir sobre a vida. A participação é restrita aos discentes do Campus da UFC em Quixadá. Os estudantes interessados devem se inscrever no link: https://forms.gle/dKsWmps9p439gkxk8 e todas quintas-feiras, no final da manhã, será enviado o convite por e-mail para a participação da videoconferência.

O funcionamento do grupo acontecerá da seguinte forma: semanalmente na segunda-feira, os bolsistas do Programa de Orientação Acadêmica irão sugerir na página do Instagram do POA (@poaufc) uma poesia, um conto, um filme, uma música, um documentário, entre outros para que os participantes se inspirem e na quinta-feira, às 15 horas, acontece o encontra virtual para conversar sobre o que cada um pensou ou sentiu a partir do contato com a arte sugerida.

Caso o participante não consiga acompanhar a sugestão, pode participar mesmo assim. O objetivo do encontro é construir um espaço de apoio e desenvolvimento pessoal e social neste contexto tão desafiador para a humanidade.

A psicóloga do Campus da UFC em Quixadá, Íris Bonfim, explica que a proposta é “falar da vida, falar de si, falar dos sentimentos, falar deste momento que estamos vivendo no mundo e ir se recriando, reinventando a vida do jeito que dá, no encontro com o grupo e com a arte”. A psicóloga afirma ainda que o Isolamento social, utilizado como estratégia de cuidado das pessoas contra o coronavírus “”nos convida a recriarmos a vida em muitos aspectos. Então, vamos estimular a criatividade e a construção de sentidos para viver”

O Grupo será facilitado pela psicóloga do Núcleo de Atendimento Social/Campus da UFC Quixadá que fará também convites para a participação de outros profissionais, como assistente social, nutricionista, psicólogos, entre outros, que possam contribuir com o diálogo.

Fonte: Íris Bonfim, psicóloga do Campus da UFC em Quixadá | E-mail: psicologia@quixada.ufc.br