A Universidade Federal do Ceará teve quatro novos cursos de pós-graduação aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (5). Dois deles são de doutorado: Comunicação, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação do Instituto de Cultura e Arte (ICA), e Economia Rural, ligado ao Programa de Economia Rural do Centro de Ciências Agrárias.
Os outros dois são de mestrado: Ciências Cardiovasculares, na Faculdade de Medicina, e Computação, o primeiro do Campus da UFC em Quixadá. A previsão é que as turmas comecem a funcionar até o segundo semestre de 2019.
O reitor Henry Campos comemorou a aprovação das pós-graduações e destacou a importância do aprofundamento científico em áreas de relevância para o Ceará e o Brasil. A aprovação do primeiro mestrado para o Campus da UFC em Quixadá mereceu menção especial por parte do reitor. “Quixadá tem constituído um campus de excelência, com cursos de graduação muito bem avaliados; e agora, com a pós-graduação, se consolida definitivamente“, comemorou.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Antonio Gomes, também comentou a ampliação de mestrados e doutorados na UFC. Para ele, “a expansão qualificada da pós-graduação stricto sensu na UFC faz parte do Plano de Desenvolvimento Institucional e a aprovação dos novos cursos em um certame competitivo mostra a força da base de pesquisa instalada na Universidade, inclusive nas unidades do Interior. O desafio agora é executar com a excelência acadêmica o que foi planejado”.
De acordo com a CAPES, os resultados da Avaliação de Propostas de Cursos Novos foram analisados durante a 178ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), ocorrida entre os dias 27 e 31 de agosto.
Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – fone: 85 3366 9942 – adaptado do Portal da UFC
Fonte: Portal do Campus Quixadá