WTISC 2018 ocorreu entre os dias 09 e 11 de maio

Escrito em: 18 de maio de 2018 | Atualizado em: 18 de maio de 2018

Entre os dias 09 a 11 de maio, ocorreu a 10ª edição do Workshop de Tecnologia da Informação do Sertão Central (WTISC) realizado pelo PET – Sistemas de Informação, que desde 2008 vem cativando cada vez mais participantes com assuntos de interesse da comunidade acadêmica. O evento tem como objetivo fortalecer e motivar a formação técnico-profissional, através da abordagem de temas contemporâneos e de troca de experiências entre profissionais e acadêmicos.

A programação do WTISC 2018 teve como início uma mesa redonda com graduados do Campus da UFC em Quixadá, que foram convidados para compartilhar seus relatos de sucesso no intuito de motivar os graduandos a não desistirem de suas metas. A graduada de Ciência da Computação, Daiane Mendes, ressaltou: “O principal é não desistir, se você gosta de sua área de estudos, permaneça nela e não desista, a recompensa virá.” Daiane também falou um pouco sobre seu conhecimento com a plataforma Docker. Ela mostrou o uso desde a instalação até a prática básica. Além de servir como exemplo de representatividade da mulher no universo da programação.

Os alunos também trocaram experiências sobre as exigências atuais do mercado de trabalho nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação. Um dos principais pontos levantados foi a importância que o conhecimento de outros idiomas, em especial o inglês, tem se destacado cada vez mais para mostrar qualificação e se destacar dos demais candidatos em grande parte das vagas que dizem respeito às expectativas dos alunos do Campus.

Júnior Leonel, graduado em Sistemas de Informação contou que ao perceber a grande importância de dominar a língua inglesa no mercado de TIC’s, começou a estudar em casa por conta própria em seus horários livres, com o auxílio de materiais gratuitos na internet, assim, aumentando seu progresso gradativamente. Quando teve a oportunidade de estudar nos Estados Unidos – pelo programa Ciências sem Fronteiras, estava preparado para abraçar a oportunidade e o fez.

Neste ano, tivemos a empresa Greenmile como patrocinadora do evento, contribuindo com a distribuição de camisas, com o coffeebreak e com a Hackathon, que foi dividida em duas categorias: roteirização e internacionalização. A equipe ganhadora da categoria internacionalização foi composta pelos alunos: Jackson Maia, Jordão Macedo e Antonio Raimundo. Já a categoria de roteirização teve como equipe campeã os alunos: Alan Firmiano, Yuri Cavalcante e João Farias. Ambas as equipes vencedoras receberam um prêmio de R$ 500,00.

A integrante do PET, Letícia Farias comentou sobre como foi organizar o evento desse ano…
melhor wtisc, menos vagas nos anteriores, nesse foi lotação em tudo, estimativa media de publico: 120 pessoas por palestra.
alunos tiveram dificuldades em se inscrever, nao sabiam que o seven existia, o evento foi um sucesso

Confira imagens do evento por Yan Vancelis clicando aqui.

Fonte: Núcleo de Comunicação do Campus da UFC em Quixadá | E-mail: comunicacao@quixada.ufc.br | Telefone: 88 34119422 ou 88 3412 0919