O TI por Elas foi apresentado no XXXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), evento que acontece entre os dias 22 a 26 de julho na cidade de Natal – RN. Uma das ações que acontecem no evento é o 12° Women in Information Technology (WIT) juntamente com o @meninasdigitaissbc, que são iniciativas da CSBC para discutir os assuntos relacionados às questões de gênero em Tecnologia de Informação no Brasil – histórias de sucesso, políticas de incentivo e formas de engajamento e atração de jovens, especialmente mulheres, para as carreiras associadas à TI.
O objetivo principal do WIT, é criar um fórum que promova estratégias para aumentar a participação de mulheres em TI no Brasil, assemelhando com o objetivo do TI por elas que é cultivar o interesse de mulheres pela área da Tecnologia da Informação, tanto como disseminar o que é a computação e sua importância, além de promover debates sobre assuntos importantes na área.
As discentes Bárbara Stéphanie Neves Oliveira, Joyce Nayne Araujo Nascimento, Maria Tassiane Barros de Lima do curso de Ciência da Computação, Nayara Maria Costa de Mesquita do curso de Sistemas de Informação, juntamente com os docentes Carla Ilane Moreira Bezerra e Paulo de Tarso Guerra Oliveira como orientadores, escreveram o artigo “TI por Elas”: para mulheres que estao dentro e fora da computacão, apresentado no evento em formato de banner pelas discentes Bárbara e Nayara.
A discente Nayara comentou sobre como foi participar do evento e organizar ações como essa no Campus:
“Foi fascinante estar em um evento que promove e apoia ações que incentivam meninas e mulheres a ingressarem na área de TI, uma vez que muitas, assim como já fui um dia, sequer consideram a área devido a paradigmas de gêneros e preconceitos existentes no meio e nele em si. Portanto, apresentar o TI por Elas no CSBC, além de ajudar a organizá-lo no Campus, é apenas uma das diversas ações que devem ser feitas por todos, pois temos responsabilidade social em reverter o cenário atual da pouca participação feminina na área, que graças ao TI por Elas, InfoGirl, Meninas Digitais e diversas outras ações e projetos, já estão ajudando as meninas e toda e qualquer pessoa que participa e se identifica com a área, a ingressar na área. Independente de cor, gênero, sexualidade ou qualquer outro aspecto.”
Fonte: Nayara Maria Costa de Mesquita | Email: nayaramesquita2323@gmail.com
Fonte: Portal do Campus Quixadá