Campus participa do IV Congresso Internacional de Música e Matemática

Escrito em: 16 de setembro de 2019 | Atualizado em: 16 de setembro de 2019

O professor Francisco Erivelton Fernandes de Aragão, do Campus da UFC em Quixadá, teve dois trabalhos aceitos no III Congresso da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA) & IV Congresso Internacional de Música e Matemática. Os eventos recebem trabalhos que estão na intersecção dos campos teóricos e aplicados de Música e Matemática e acontecerá entre os dia 21 e 26 de outubro, na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

No artigo intitulado “Tonal Progressions Identification through Kripke Semantics”, o pesquisador apresenta uma metodologia de identificação de progressões harmônicas tonais utilizando a semântica de Kripke, uma semântica formal para lógica não-clássica criada no final da década de 50 por Saul Kripke. A identificação das progressões harmônicas é um parte importante no processo de composição musical.

No artigo intitulado “From Stumpf’s Concord to a New Definition of Triad”, realizado em parceria com o professor Liduino Pitombeira (PPGM-UFRJ), os autores fazem um mergulho no trabalho de Stumpf (1883). Stumpf realizou uma verdadeira psicologia da música, mudando a abordagem de estudo do fenômeno da consonância. Ele conduziu uma série de experimentos perguntando aos participantes se eles estavam ouvindo um tom ou dois tons. Quanto maior a consonância entre dois tons, mais eles eram percebidos como um único tom. A principal limitação do trabalho de Stumpf é a aceitação da tríade aumentada, ou seja, notas que estão em harmonia tonal. Aragão e Liduíno retrilharam o caminho deixado Stumpf, mas agora com a companhia da lógica. Na definição proposta por eles, a tríade aumentada é descartada.

 

Fonte: Prof. Wladimir Araújo Tavares | E-mail: wladimirufc@gmail.com

Fonte: Portal do Campus Quixadá

©2025 - Universidade Federal do Ceará - Campus Quixadá. Todos os direitos reservados.
Endereço: Av. José de Freitas Queiroz, 5003 – Cedro – Quixadá – Ceará 63902-580
Telefone: (88) 3412-0919