Nota do Reitor – Dia do Servidor Público: a extraordinária dedicação de nossos profissionais

Escrito em: 29 de outubro de 2019 | Atualizado em: 29 de outubro de 2019

Neste dia do servidor público, reconhecemos a extraordinária e qualificada dedicação dos servidores e servidoras técnico-administrativos e docentes à Universidade, bem como sua relevante contribuição para o desenvolvimento socioeconômico, científico, tecnológico e artístico-cultural do estado e do país.

Inúmeras conquistas, que ecoam fortemente na comunidade universitária e em todos os segmentos sociais, emergem dessa devotada e permanente construção. Nossa instituição desponta sempre entre as melhores universidades, como demonstram as recentes avaliações do MEC e os rankings nacionais e internacionais, conhecidos pela isenção e rigor em suas análises.

Esses expressivos resultados nas áreas de ensino, pesquisa e extensão nos orgulham e, ao mesmo tempo, revigoram o nosso compromisso com uma atuação consciente, competente e comprometida, tanto no âmbito interno, quanto no diálogo com a sociedade. Sem dúvida, este é o momento especial para ressaltarmos o potencial de crescimento da UFC e a certeza de que tais resultados só foram possíveis graças aos recursos humanos que compõem a Instituição.

Estamos na trilha correta rumo à construção de uma nova universidade, mais contemporânea, aberta aos desafios pedagógicos, científico-tecnológicos, administrativos e sociais da atualidade, firmemente empenhada na política de inovação, empreendedorismo e internacionalização, sem perder a necessária sintonia com as demandas sociais.

Como reitor e servidor desta Casa, com muita honra e alegria, registro a felicidade de contar com as excepcionais qualidades humanas e profissionais de todas as servidoras e servidores. Vocês são a garantia da plena realização dos projetos e ações reestruturantes e modernizadoras que elevarão cada vez mais a nossa instituição a um patamar de referência.

A nossa merecida homenagem, um fraterno abraço e que o cotidiano de cada servidor e servidora seja sempre marcado pela busca incansável e constante de assegurar a presença da Universidade Federal do Ceará na sociedade, legitimada como espaço privilegiado do fazer científico, da formação profissional e do compromisso com a cidadania plena.

Fortaleza, 28 de outubro de 2019.

José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque