Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da UFC é destaque em revista internacional

Escrito em: 7 de novembro de 2019 | Atualizado em: 7 de novembro de 2019

Núcleo de Inovação e Empreendedorismo (INOVE) do Campus da Universidade Federal do Ceará em Quixadá ultrapassou as fronteiras do País e ganhou o mundo. Ele é um dos destaques na edição dos meses de novembro e dezembro da Revista Interactions, uma das principais publicações da área de Interação Humano-Computador (IHC) do mundo.

De acordo com Roberta Dutra, coordenadora do INOVE, a publicação Interactions pesquisa os melhores laboratórios na área de IHC do mundo e os convida para apresentar as iniciativas na seção “Day in the Lab”. Assim surgiu o convite para o Campus da UFC em Quixadá.

“Decidimos falar sobre o INOVE, já que é um núcleo agregador de vários projetos de pesquisa e desenvolvimento, envolvendo alunos e professores de vários cursos do campus”, conta a Profª Ingrid Teixeira, coordenadora do Curso de Design Digital naquele campus, destacando a crescente visibilidade da UFC em Quixadá na área de IHC.

A revista dedica quatro páginas ao INOVE na seção “Day in the Lab”. Em formato de perguntas e respostas e por meio de fotos, Roberta Dutra e Ingrid Teixeira descrevem o núcleo e explicam as atividades por ele desenvolvidas. “Em 18 meses de operação, mais de 5.700 pessoas foram impactadas diretamente por workshops e eventos e mais de 25 startups foram formadas, com quatro se tornando spin-offs”, enumeram.

INTERACTIONS ‒ Publicada bimensalmente pela Association for Computing Machinery (ACM), a Interactions é a principal revista do Grupo de Interesse Especial da ACM em Interação Computador-Humano, com circulação mundial. Além da seção “Day in the Lab”, em que os autores apresentam os laboratórios e núcleos de pesquisa através de imagens e textos, a publicação também abre espaço para artigos, debates, apresentações de protótipos e projetos que exemplificam inovação e novas formas de interação, notícias da ACM na área de IHC, dicas de livros e estudos, além de reflexões sobre pesquisas e práticas relacionadas à área de Interação Humano-Computador.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional ‒ fone: (85) 3366 7331, via Portal da UFC