PROGRAD responde a perguntas frequentes de alunos sobre Proposta Pedagógica de Emergência

Escrito em: 18 de junho de 2020 | Atualizado em: 18 de junho de 2020

O impedimento a curto prazo de atividades presenciais na Universidade Federal do Ceará, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, vem exigindo medidas excepcionais em relação ao semestre 2020.1. É natural, portanto, que os alunos tenham dúvidas, como as expressadas no webinário realizado na última sexta-feira (5) com as pró-reitoras de Graduação, Profª Ana Paula de Medeiros, e de Assuntos Estudantis, Geovana Cartaxo.

A partir das perguntas enviadas por meio do chat naquele dia e de outras recebidas por e-mail e pelas redes sociais da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), foi elaborado um documento de Perguntas Frequentes (FAQ, na sigla em inglês), atualizado na última segunda-feira (15), que se propõe a esclarecer as principais dúvidas dos estudantes.

O documento aborda questões relacionadas a trancamento e supressão de disciplinas, inclusive em situações específicas, como alunos cursando o primeiro semestre e jubiláveis. Entretanto, é importante lembrar que a supressão e o trancamento precisam ser encarados como medidas extremas. “Deve ser a última opção a ser tomada pelo estudante. Recomendamos que conversem com seus professores e busquem, em conjunto, a melhor solução para os problemas”, aconselha a pró-reitora de Graduação, Profª Ana Paula de Medeiros.

As Perguntas Frequentes tratam também da outorga de distinção acadêmica, aulas práticas e suporte a alunos com deficiência, entre outros assuntos pertinentes à Proposta Pedagógica de Emergência (PPE), coordenada pela PROGRAD. A PPE pode ser consultada no site da pró-reitoria, bem como seus anexos e outros materiais de apoio, a exemplo do vídeo gravado pela Profª Ana Paula, com tradução em libras, explicando as ideias gerais da PPE.

De acordo com a pró-reitora de Graduação, o documento segue em construção e será atualizado a cada bloco de 12 perguntas recebidas e respondidas. Prazos e procedimentos também serão melhor explicados futuramente, já que dependem de votação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade. Os estudantes podem encaminhar dúvidas para o e-mail comunicacao@prograd.ufc.br.

Fonte: Divisão de Comunicação da Pró-Reitoria de Graduação da UFC ‒ e-mail: comunicacao@prograd.ufc.br, via Portal da UFC