Principal evento da área de Interação Humano-Computador no Brasil tem início nesta segunda-feira (18); UFC participa da organização

Escrito em: 18 de outubro de 2021 | Atualizado em: 18 de outubro de 2021

Tem início nesta segunda-feira (18) o XX Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC), o principal evento na área de Interação Humano-Computador no Brasil. Organizado este ano pela Universidade Federal do Ceará e pela Universidade de São Paulo (USP), a programação do evento ocorrerá de forma completamente remota e parte dela será transmitida pelo YouTube.

O simpósio reúne profissionais da indústria, professores, pesquisadores e estudantes interessados em investigação científica e prática relacionadas à criação, construção e avaliação de soluções computacionais para uso pelas pessoas. A primeira atividade da programação será uma roda de conversa sobre os desafios para integração entre academia e indústria na educação sobre IHC, que ocorre às 16h20min com transmissão ao vivo pelo YouTube. Logo em seguida, haverá a abertura oficial do evento.

O XX IHC contará com workshops, palestras e painéis temáticos, com os dois últimos contando com interpretação em Libras. Já as palestras internacionais terão tradução para o português. Nesta edição, serão três: a primeira, com o tema “Inteligência artificial centrada no ser humano: uma nova síntese”, será proferida pelo Prof. Ben Shneiderman, da Universidade de Maryland. Ela ocorrerá às 17h20min desta terça-feira (19) e também poderá ser acompanhada pelo YouTube.

Na quarta-feira, a Profª Jennifer Preece, da mesma universidade, trará a palestra “O design de interação encontra a ciência cidadã”. Na quinta-feira (20), a palestra internacional será da Profª Helen Petrie, da Universidade de York, que tratará do tema “Três décadas de pesquisa em acessibilidade: ajudando a mudar o mundo em um mundo em mudança”.

A programação completa está disponível no site do evento, onde ainda é possível realizar inscrição.

O XX IHC é realizado pela Comissão Especial de IHC (CEIHC) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A organização, por parte da UFC, é feita pelo Campus de Quixadá e pelo curso de Sistemas e Mídias Digitais (SMD), em Fortaleza.

Fontes: Profª Ingrid Monteiro, do Campus da UFC em Quixadá – ingrid@ufc.br / Profª Ticianne Darin, do Instituto UFC Virtual – ticianne@virtual.ufc.br, via Portal da UFC

Fonte: Portal do Campus Quixadá

©2021 - Universidade Federal do Ceará - Campus Quixadá. Todos os direitos reservados.
Endereço: Av. José de Freitas Queiroz, 5003 – Cedro – Quixadá – Ceará 63902-580
Telefone: (88) 3412-0919