Perguntas Frequentes (FAQ)

==> Playlist de pequenos vídeos com com algumas orientações para o semestre atual:
(a) atividade complementar em tempos de pandemia, (b) como usar o calendário acadêmico, (c) supressões.

Atividades Complementares

Atividades Complementares: quando devo solicitar aproveitamento das horas?

As horas realizadas em um semestre, devem ser solicitadas bem no início do semestre seguinte.
Assim, é esperado que se faça solicitação em TODO primeiro mês de aulas!

Todo semestre se entrega um pouco, e a soma parcial é registrada no SISAC-Sistema de Atividades Complementares!

Fique atento ao e-mail enviado no início de cada semestre, informando as datas mais precisamente.

Regulamento e formulários estão disponíveis em: menu Atividades Complementares.

Período e etapas da matrícula

O período de matrícula deve sempre ser observado no Calendário Acadêmico da UFC disponível em www.ufc.br.

O calendário acadêmico informa três períodos:

– Matrícula regular – A matrícula é SOLICITADA, e o aluno deve aguardar o processamento para verificar se foi atendida. A prioridade de ocupação de vagas é dos alunos do curso para o qual as vagas foram ofertadas, depois pelo IRA (índice de rendimento acadêmico). Vagas não solicitadas serão preenchidas por alunos de outros cursos.

– Ajuste de matrícula – o aluno pode SOLICITAR as vagas remanescentes. Também é preciso aguardar processamento para ver o que foi atendido. A prioridade de ocupação de vagas é pelo IRA, independente do curso do aluno.

– Ajuste de matrícula em tempo real –  o processamente é feito na hora da solicitação, e não em data posterior como na matrícula regular e no ajuste. A vaga é alocada para quem a solicitar primeiro, independente de curso ou IRA.

Para as atividades de TCC e Estágio, não há processamento online. A confirmação de matrícula é feita mediante a entrega dos formulários correspondentes na secretaria do curso.

Assim, o aluno que for se matricular APENAS em TCC ou Estágio, deve entregar os formulários até últimio dia de matrícula em tempo real, sob pena de sua matrícula ser cancelada.

Quantas optativas ou optativas-livre preciso fazer?

Conceito:

• Optativa é toda disciplina que não é obrigatória;
  • Optativa livre é aquela optativa em que o discente é livre para fazer em seu curso ou em outro curso. No próprio curso, pode-se fazer quantas optativas quiser. Em outro curso, é preciso respeitar o limite previsto no currículo.

O currículo 2018.2 prevê 10 optativas, sendo que:

• 6  delas precisam fazer parte da estrutura curricular do próprio curso. Algumas delas são comuns a outros cursos, sendo ofertadas em diferentes horários. Para saber se uma disciplina de outro curso é equivalente, observe se o código dela é igual ao código utilizado em seu curso.
  • 4 denominadas optativas-livre, que podem ser escolhidas do próprio curso ou de outro curso. O código delas não está listado na Estrutura Curricular do seu curso.

O currículo 2007.A prevê 11 optativas, sendo que:

• 5 denominadas optativas-livre, que podem ser escolhidas do próprio curso ou de outro curso. O código delas não está listado na Estrutura Curricular do seu curso.
  • Importante: neste currículo, algunas disciplinas ainda constam como optativas livres, mas estão em fase de implantação como optativas: QXD0221-IHC, Persistência, Avaliação de IHC, Sistemas de Informação, e algumas outras decorrentes da renovação do currículo.

Estágio no NPI: pode quebrar pré-requisito?

O Núcleo de Práticas em Informática (NPI)  é uma empresa, que tem perfil desejado de quem contrata.
O histórico substitui a análise de curriculo. Sem os requisitos necessários, a empresa não contrata.

Nesta lógica, não existe pré-requisito a ser quebrado. O que existe é um perfil mínimo esperado, que se espera do profissional a ser selecionado.

Como faço para incluir uma item nesta lista de perguntas Frequentes (FAQ)?

Ajude a construir esta FAQ: entre no menu Fale Conosco e envie-nos novas questões a serem incluídas.