Os expressivos números atingidos na VI edição dos Encontros Universitários do Campus da UFC Quixadá mostram que a comunidade acadêmica abraçou o evento, transformando-o no mais expressivo espaço de divulgação das atividades de ensino, pesquisa, extensão dos alunos e professores da UFC em Quixadá.
Algumas informações e números dos EU2016
1. 173 trabalhos científicos foram submetidos ao evento e apresentados em 24 sessões, sendo 70 trabalhos na trilha de Iniciação Científica.
2. Cerca de 50 professores atuaram como revisores e 25 como chefes de sessão.
3. Visita e participação de cerca de 100 alunos da Escola Profissionalizante Maria Cavalcante Costa, de Quixadá.
4. Desenvolvimento de dois sistemas pelo Núcleo de Práticas de Informática – NPI, especialmente para o evento: o Contest, utilizado para submissão de trabalhos, alocação de revisores e postagem de pareceres das revisões e o Joyn, aplicativo que tornou a participação do público mais interativa, através da captura de QR codes.
5. Parceria com 6 empresas (Amazon, Cais Network, IVIA, Morphus, Pearson e Totvs), que participaram nas palestras e mesas redondas, além de colaborarem com brindes e patrocínios para premiação e coffee break.
6. Realização do “Capture The Flag”, promovido pela empresa Morphus, que trouxe um game sobre segurança da informação. Foi uma das atividades mais populares do evento e que premiou a equipe vencedora com uma visita a sede da empresa para conhecimento de sua estrutura projetos.
7. Intensa atividade cultural com 2 exposições (“Olhar dinâmico” e “Criação conceitual de jogos”), 3 atrações musicais (“Banda de Música Municipal”, “Idson e Banda” e “Banda dos Professores”) e uma sessão dedicada à Arte, Tecnologia e Sociedade, com 8 trabalhos desenvolvidos por alunos do Campus.
8. Presença da Pró-reitora de Extensão da UFC, de diversos convidados da sociedade civil e de empresas da área de T.I.
Trabalhos Premiados
1. Clusterização de algoritmos utilizando árvores filogenéticas
Autores: Pedro H. L. Torres1 , Cristiano B. de Oliveira
2. Combinando Programação Linear e Programação com Restrições para o Problema de Programação de Tripulação
Autores: Ana Paula dos S. Dantas1 , Criston P. de Souza
3. Identificando sentimentos de comentários escritos em Português do Brasil usando um recurso léxico em Inglês traduzido automaticamente
Autores: Romulo C. C. de Sousa, Paulo de T. G. Oliveira , Carlos I. R. Bandeira
Alunos premiados por participação – Aplicativo Enjoy
1. Deborah Ruth da Silva Valentim
2. Isac Moura Gomes
3. Wallinson Deives Batista
4. Cláudio Mateus Pereira
Algumas imagens do evento podem ser acessadas a partir deste link
Até 2017!
Fonte: Comissão Organizadora dos Encontros Universitários 2016
Fonte: Portal do Campus Quixadá